sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As manifestações do barroco nas igrejas de Tiradentes

           A cidade de Tiradentes originou-se do pequeno Arraial da Ponta do Morro de Santo Antônio, em louvor ao santo de devoção dos moradores que aqui se reuniram. Graças à abundância do ouro encontrado, o arraial desenvolveu-se rapidamente, sendo elevado à categoria de vila em 1718, quando recebeu a denominação de São José del-Rei.
 
            A partir do século XVIII, teve início o processo de soerguimento daquilo que é considerado como marca arquitetônica da cidade: as igrejas. Ladeadas por belíssimas ruas, essas localidades configuram-se como o ápice da representação barroca brasileira.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1708)


          Movimento suntuoso, extremamente dual e disforme, o Barroco pode ser apontado como uma manifestação artística e literária indiscriminadamente espelhada nos anseios da metrópole portuguesa. Em Minas Gerais, observa-se o estabelecimento do Barroco tardio, que mistura-se ao rococó, dando origem a um estilo único no mundo.
Matriz de Santo Antônio (1710)


           O legado deixado pelas obras de Aleijadinho, Mestre Ataíde e Mestre de Piranga, por exemplo, encanta turistas. Perde-se o fôlego ao primeiro vislumbre da genialidade desses artistas, que produziram abóbadas constituídas de ouro, altares entalhados em madeira e esculturas de um rebuscamento exagerado. 



           Passear pelas ruas da pequena cidade de Tiradentes é respirar um pouco da história do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário