quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

São Francisco de Assis

              O post de hoje é sobre um dos santos mais amados e venerados em todo o mundo: São Francisco de Assis. Apresentaremos um pouco de sua históriareconstituída a partir de biografias escritas pouco após sua morte, e imagens de produtos que você pode encontrar na Doce Diferença.


Filho de Pedro e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre os anos de 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. E foi em homenagem ao país que foi batizado de Francisco.
            

            
            
            Francisco, jovem e rico, era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.
            Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo  de obter status e mais dinheiro. Porém, foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.





            Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza. Passa a  sentir-se e também a agir de maneira diferente ao ter os primeiros contatos com o EvangelhoRejeita o dinheiro e as coisas mundanas que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos.


O pequeno São Francisco entalhado na madeira é valorizado pelo oratório.
           Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todos os seus pertences para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção para completar a reforma de uma igrejinha.




Em certos períodos São Francisco se isolava para orações e jejum. Numa dessas ocasiões, num monte chamado Alverne, o bom Deus quis que ele tivesse as mesmas feridas da crucifixão de Jesus Cristo. Com muita dor mas intensa alegria, Francisco recebeu as feridas que se mantiveram vivas até o fim de sua vida.


Em 3 de outubro de 1226, Francisco morreu numa choupana recitando o Salmo 142. Menos de dois anos depois, o papa Gregório IX foi pessoalmente à Assis canonizá-lo. Em 1230 foi inaugurada uma nova basílica em Assis, que recebeu seu nome e hoje abriga o seu túmulo definitivo.


São Francisco entalhado em um lápis


Nenhum comentário:

Postar um comentário