sábado, 10 de setembro de 2011

Lavanda

O gênero Lavandula compreende um grupo de plantas floríferas, herbáceas ou subarbusivas, que podem ser anuais ou perenes. As espécies mais cultivadas são a lavanda-inglesa (L. angustifolia ou L. officinalis), a lavanda-francesa (L. x intermedia) e a lavanda-espanhola (L. stoechas). Algumas espécies são largamente utilizadas no paisagismo, enquanto outras apresentam maior aptidão como medicinal. 


As lavandas, também conhecidas como alfazemas, apresentam flores muito aromáticas, de onde se extrai um valioso óleo.

Arranjo de mesa
           Suas flores azuis ou arroxeadas reúnem-se em inflorescências tipo espiga e há variedades, como a 'Alba' (de flores brancas), a 'Hidcote Pink' (de flores róseas) ou a 'Nana' (de pequeno porte). A floração inicia na primavera e se extende pelo verão, atraindo abelhas e borboletas.

Cerâmicas com estampa de lavanda
As alfazemas são excelentes para compor pequenas cercas-vivas, mas podem prestar-se como arbustinhos isolados ou em grupos irregulares, perfeitos em jardins de estilo inglês. 

Cesta de café da manhã
Não devem faltar também em canteiros de ervas e desenvolvem-se muito bem em vasos e jardineiras. Podemos ainda utilizar as flores secas para embelezar e perfumar arranjos florais e em misturas pot pourri de ervas perfumadas.

Inspire-se: Veja uma decoração de casamento feita com lavandas no blog da KT Merry Photography

Doce Diferença decorada com lavandas
 As fotos a seguir foram tiradas no nosso jardim:




Lavanda e hortências

Nenhum comentário:

Postar um comentário