segunda-feira, 11 de julho de 2011

As primeiras cafeterias

            Foi em Meca que surgiram as primeiras cafeterias, conhecidas como Kaveh Kanes. Cidades como Meca, eram centros religiosos para reza e meditação e a religião muçulmana proibia o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica. Desta forma, os Kaveh Kanes se transformaram em casas onde era possível se passar à tarde conversando, ouvindo música e bebendo café.
A bebida conquistou Constantinopla, Síria e demais regiões próximas. As cafeterias tornaram-se famosas no Oriente pelo seu luxo e suntuosidade e pelos encontros entre comerciantes, para a discussão de negócios ou lazer.
O café conquistou definitivamente a Europa a partir de 1615, trazido dos países árabes por comerciantes italianos. O hábito de tomar o café, principalmente em Veneza, estava associado aos encontros sociais e à música. Assim é aberta a primeira coffee house de Viena e difundido o hábito de coar a bebida e bebê-la adoçada com leite – o famoso café vienense.
As cafeterias desenvolveram-se na Europa durante o século XVII, enquanto florescia o Iluminismo e se planejava a Revolução Francesa.


Florian, uma das cafeterias mais conhecidas de Paris
O Tradicional Cafe Procope, Paris

          Durante tardes inteiras, jovens reuniam-se em torno das xícaras de café, discutindo o destino das nações, lendo livros ou simplesmente passando o tempo.
Até hoje os cafés são locais onde pessoas se reúnem, sendo o ritual do cafezinho uma tradição que sobreviveu a todas as transformações, como a criação das máquinas de espresso.

Um comentário: