domingo, 26 de junho de 2011

Oratórios

            Uma das peças mais populares do artesanato mineiro é o oratório. Este nicho com imagens de santos pode ser feito dos mais diversos materiais (cabaça, madeira, metal, etc.) e é destinado à devoção particular.

 
O oratório originou-se na Idade Média, inicialmente destinados à moradia do rei. As famílias mais ricas também passaram a ter seus altares particulares e, à medida que o culto aos santos se propagava, estes altares ou capelas passaram a ser frequentados pelas confrarias


Este hábito se popularizou e chegou às colônias portuguesas através dos colonizadores. O costume floresceu no Brasil, onde os oratórios se espalharam pelas fazendas, senzalas e residências.


            Entre muitos tipos de oratórios destacamos o oratório bala e o oratório de algibeira. Ambos eram oratórios de viagem. 

Oratório bala

Muito usado pelos tropeiros, esse tipo de oratório é chamado "bala" pela semelhança com a forma de balas de cartucheira. A forma inusitada desses oratórios transformou-se, com o tempo, em opção estética, aparecendo exemplares eruditos de artistas como FranciscoVieira Servas. Por outro lado, surgiram no século XIX oratórios elaborados dentro de uma bala de cartucheira verdadeira, em uma inusitada forma de criatividade popular.


             Por se adaptarem bem tanto em pequenas como em grandes dimensões, esses tipos de oratórios solucionaram o problema do transporte do santo de devoção. Nas viagens, eram enrolados em cobertores e amarrados no lombo do burro junto à carga. A maior parte deles possuía o santo de devoção entalhado ou colado na caixa para evitar acidentes ou perdas. 
Alguns, muito pequenos, cumpriam a função dos oratórios de algibeira, podendo ser colocados junto ao corpo dos fiéis.

Oratório de algibeira

São assim chamados aqueles que eram carregados nos bolsos, junto ao corpo do fiel. De pequenas dimensões, eram usados tanto em viagens como no dia a dia. O santo de devoção era carregado dentro de pequenos invólucros de cerca de 10 cm como sinal de proteção cotidiana. Essas caixinhas, bastante simples e com formatos que pouco variava, davam mais ênfase ao santo de devoção do que à decoração externa das mesmas.


Dentro desta categoria estão os Oratórios de Esmoler (usados pelos mendicantes, eram dependurados no pescoço e às vezes possuíam uma gaveta para guardar o dinheiro arrecadado), os Oratórios Arca (eram transportados por padres a localidades distantes para celebração de casamentos, batizados, missa fúnebre etc.), os Oratórios de Arte Conventual (dos mosteiros de freiras esses oratórios iam para as casas dos fiéis) e os Oratórios Pingente (geralmente usados como jóias pelas mulheres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário